O protagonismo da cidade metropolitana no evento dará um exemplo para Santa Maria de como implementar um sistema de coleta seletiva eficiente no município. O modelo novo-hamburguense trabalha com contrato com cooperativas de reciclagem, o que inspirou Santa Maria para estruturar o novo projeto. A ideia foi apresentada no último evento do comitê pelo engenheiro civil Ivan Nazaroff, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, e ainda está em fase construção para poder ser implementada.
A convidada
A diretora de limpeza urbana Cristiane acompanhou desde o início da implementação do modelo da coleta seletiva em Novo Hamburgo, ativo há mais de 15 anos. Com roteiros e horários, o recolhimento ocorre semanalmente, conforme demanda dos Bairros. Em sua fala no evento, Cristiane irá expor como funciona a coleta seletiva, os acertos e o que precisou ser adaptado durante a execução.
– Ninguém faz melhor a coleta seletiva do que o catador, nenhuma terceirizada vai fazer o trabalho com o olhar do catador, então a gente vem trabalhando dessa forma. Vamos apresentar esse olhar, levar imagens, mostrar como era antes e o que mudamos, e ideias que deram uma alavancada no programa.
Cristiane HermannDiretora de limpeza urbana
Cristiane é graduada em Pedagogia pela Unisinos, e atualmente é diretora de Limpeza Urbana da Secretaria de Meio Ambiente de Novo Hamburgo (RS). Na área, já ocupou os cargos de assessora de educação ambiental em Campo Bom (RS); coordenadora de Educação Ambiental do Consórcio Publico pró-sinos; fez parte da equipe que elaborou o Plano e Resíduos do Município de Campo Bom; e da equipe da revisão do plano de resíduos de Novo Hamburgo.
O bate-papo
Após a fala da convidada Cristiane Hermann, haverá espaço para perguntas dos participantes, liderados pelos representantes dos Grupos de Trabalho formados pelo Comitê, sobre coleta seletiva e educação ambiental. O evento ocorrerá no dia 2 de dezembro, com início às 9h, no auditório do Diário.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do WhatsApp da Rádio CDN, pelo número (55) 99136-2472. Na mensagem, é necessário informar o nome completo e o interesse em participar do evento.
Haverá transmissão ao vivo pela TV Diário, Rádio CDN e YouTube do Diário.